Dinamizar KITS PLIP

2. Dinamização de ATIVIDADES DE LEITURA INCLUSIVA

Os materiais desenvolvidos no âmbito do PLIP podem ser usados em múltiplos contextos escolares, culturais e particulares. A equipa promotora do PLIP propõe:

Leitura na Praça – sessões de leitura em espaços públicos – estação de caminho de ferro, banco, centro de segurança social, jardim público, centro comercial, mercado, …) com livros em vários formatos (Braille, livros táteis), com interpretação gestual, com outros elementos de recreação da obra (marionetas, peças de teatro, etc…).

A Festa do “padrinho” – ações dinamizadas no espaço e/ou promovidas pela pessoa, organismo patrocinador de uma ação de leitura inclusiva. (ex. a barbearia local pode promover uma sessão de poesia no seu espaço – numa ação conjunta com uma escola, grupo de teatro, associação, etc… / uma livraria pode convidar um autor ou especialista a fazer uma palestra / um grupo coral pode fazer um recital temático, etc…)

Leitura com
…colo – sessões de leitura com crianças de colo.
…dedo – sessões de leitura com crianças a aprender a ler em que crianças/jovens mais velha(o)s ou adultos ajudam os mais novos a ler.

…voz – serões de leitura pública, declamação ou sessões com atores/técnicos para aquisição de técnicas de leitura em voz alta (tipo workshop).

…todos – sessões de leitura com grupos multi-facetados numa leitura conjunta e partilhada da mesma obra – cegos com livro em Braille, livros com letra ampliada, livros com versões adaptadas (resumidos), interpretação gestual,
…arte – recriação de obras através de outras formas de expressão – pintura, fotografia, música, dança, teatro,…

Ler dá saúde e faz crescer – criação de sessões de leitura (por voluntários ou grupos organizados) nos centros de saúde, nos hospitais – em sessões coletivas (ex. sala de convívio da pediatria) ou individuais (leitura para acamados de longa-duração).

Liberdade para ler – dinamização da leitura e recriação do texto escrito em contexto prisional.

Voltar