Baú

No sótão lá de casa encontrei um baú, um baú que continha livros… livros que contavam histórias de como o amor, a solidariedade, a igualdade, a não discriminação, o respeito pelo outro e pela diferença, constituíam valores fundamentais para o crescimento de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária. Constituíam ou constituem?!? Constituem!

Um dia, estes livros quiseram sair do baú, onde estavam há demasiado tempo, e fazer a diferença. Foram ter com os/as mais promissores/as cidadãos e cidadãs: as crianças. Decidiram entrar pelas creches e escolas e com a ajuda dos/as profissionais, formar cidadãos/ãs com estes valores. E contam-se histórias… muitas histórias para construir uma sociedade mais participativa, mais solidária e mais inclusiva.

É isso! Vamos chamar-lhe...

BAÚ DA CIDADANIA… porque podemos e queremos construir um mundo melhor!

 

O BAÚ insere-se na iniciativa Escolas Contra a Pobreza e Exclusão Social, promovida pela EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza e vive em parceria com o PLIP – Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada, do Instituto Politécnico de Leiria.

 

O BAÚ DA CIDADANIA ESTARÁ ATIVO A PARTIR DE MARÇO DE 2014.

 

O que se pretende: desenvolver com as crianças e suas famílias, valores assentes nos princípios da igualdade, solidariedade, não discriminação, respeito pelo outro e pela diferença.

 

A quem se destina: crianças a frequentar o pré-escolar e 1º ciclo, suas famílias e educadores/as do distrito de Leiria.

 

Quem pode receber o Baú da Cidadania: Escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), de Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, do Distrito de Leiria. O Baú da Cidadania abre-se em 5 temáticas:

1. Animais

2. Natureza

3. Cores

4. Formas

5. Estações do Ano.

 

Como funciona?

  1. Cada Instituição pode receber um BAÚ temático por um período de 3 semanas.
  2. Para tal, deverá contactar o Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal através do email leiria@eapn.pt, reservando antecipadamente o Baú temático que gostaria de receber. Esta reserva é essencial dada a necessidade de gerir os meios disponíveis.
  3. Mediante a disponibilidade dos BAÚs existentes, será acordado o período de cedência.
  4. É da responsabilidade da Escola/IPSS parceira proceder ao levantamento e entrega do BAÚ temático nas instalações do Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal nas datas acordadas.
  5. A entidade parceira fica fiel depositária do baú durante o período acordado responsabilizando-se pela entrega dos livros em boas condições para que os mesmos possam servir o maior número de crianças possível.
  6. Durante a permanência do BAÚ nas instalações dos Parceiros poderão ser acordadas ações de dinamização no âmbito da EAPN Portugal e do PLIP.