Apresentação

O Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada (PLIP) nasceu do projeto pessoal de alguns investigadores da Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação do Instituto Politécnico de Leiria; teve as suas primeiras experiências com a colaboração da Biblioteca Municipal da Batalha; ganhou corpo com o Projeto IPL(+)INCLUSIVO; e desenvolve-se agora com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação.

 

O PLIP visa dar vida a livros que se encontram nas estantes das bibliotecas, oferecendo-os a novos leitores. Tal dá-se através da adaptação de obras originais ou já publicadas para que públicos com necessidades específicas possam chegar a elas através de versões em novos formatos: Livros em Braille e em alto-relevo (para pessoas cegas ou com baixa visão); audiolivros (para quem prefere ouvir); vídeo-livros em Língua Gestual Portuguesa (para os Surdos) e em formatos adaptados – pictogramas e versões simplificadas (para pessoas com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza).

 

Os kits criados trazem o cunho das equipas que neles trabalharam e refletem as competências – profissionais ou amadoras – de quem voluntariamente dá de si para que outros possam chegar à leitura. Mais importante do que a qualidade técnica dos materiais produzidos é a fidelidade aos autores e aos livros que lhes deram origem e o respeito pelos novos leitores que só assim os poderão passar a ler.

 

Os KITS PLIP apresentam-se em ficheiros em formato eletrónico que são disponibilizados gratuitamente para serem materializados através da impressão (normal ou em equipamentos específicos – ex. impressora braille ou de relevo) ou utilizados diretamente nos computadores (através de leitores de ecrã).

 

Para além de DESENVOLVER KITS MULTIFORMATO para leitores com necessidades específicas, o PLIP pretende promover e DINAMIZAR AÇÕES DE LEITURA que levem os livros a TODOS, incluindo pessoas com incapacidade ou necessidades especiais; estimular a partilha de experiências; desenvolver uma cidadania participada e dinamizar os espaços públicos dos distritos, cidades, vilas e municípios, enquanto enriquece o acervo das bibliotecas/instituições promotoras. É ainda objetivo deste Projeto PARTILHAR BOAS PRÁTICAS e DICAS na área da leitura acessível.

 

É um projeto desenvolvido em comunidade, criando laços entre gerações, lugares, e diferentes áreas do saber e do viver. Assume-se como um agregador de boas práticas, levando mais longe e dando visibilidade ao bom trabalho que se vem desenvolvendo, um pouco por todo o lado, de forma isolada. É uma oportunidade para os mais novos deleitarem os mais velhos; para os mais experientes transmitirem saberes únicos e deixarem marcas no meio onde vivem; para os artistas se exprimirem; para todos nos alimentarmos da nossa cultura.

 

Acreditamos que a LER + vamos + LONGE.

 

Promotores:

Instituto Politécnico de Leiria – através da Unidade de Investigação Acessibilidade e Inclusão em Ação (iACT); do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID); e do Mestrado em Comunicação Acessível (MCA) em parceria com Câmaras Municipais / Bibliotecas / Escolas / Associações / Outros organismos e pessoas individuais.

com o apoio técnico de:

Unidade de Ensino a DistânciaRádio IPLay e Centro de Recursos Multimédia – ESECS-IPLeiria

 

Coordenação:

Célia Sousa (iACT)
Contacto: celia.sousa@ipleiria.pt

 

Parcerias e Apoios:

Agrupamento de Escolas da Batalha

Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria

Biblioteca Municipal da Batalha

Biblioteca Municipal de Leiria

Biblioteca Sonora (CMP-DMB – Porto)

EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza (Núcleo Distrital de Leiria)

Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (Gândara, Leiria)

Instituto Nacional para a Reabilitação

Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social (OASIS – Leiria)

Rede de Bibliotecas Escolares 

Sistema 4 – Comunicação Criativa

 

 

NOTA: Os materiais desenvolvidos no âmbito do Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada destinam-se a leitores com necessidades especiais, não podem ser comercializados e são desenvolvidos no espírito do art. 75 e 80 do Código do Direito de Autor e Direitos Conexos.